sábado, 7 de julho de 2012

O desafio de se conviver com a diferença A diferença entre seres humanos pode ser tanto física, na sua cor e nos seus hábitos, mas lidar com essas diferenças não é tão simples como parece, varias pessoas não respeitam as diferenças uma das outras deixando, por exemplo, uma colega de aula que tenha uma deficiência fora do seu grupo. Podemos notar que essa dificuldade de saber conviver com esse problema podem vir de berço, pois se seus pais não passam um ensinamento digno, e que transmitam preconceitos para com os outros, as crianças formaram esse mesmo conceito. Assim como poderá haver pessoas que se acham melhores que as outras, haverá os que irão mais longe, fazendo bulling, e ate mesmo pichações em muros de escola, em quadros em sala de aula. E se torna cada vez mais difícil, tirar esses preconceitos das cabeças dos seres humanos, essa mentalidade segue em nossa sociedade, mas sabemos que é necessário haver respeito e flexibilidade com a problemática das sociedades atuais, para assim alcançar um bom convívio diante das diferenças. Com isso podemos notar que a cultura brasileira esta muito desigual, socialmente e economicamente, se começarmos a lutar agora contra essas diferenças, ensinando nossas crianças que todos somos iguais perante a lei dos homens e de Deus, talvez futuramente tenhamos uma sociedade mais justa. Andressa Neves- Acadêmica de Ciências Contábeis 1 período

segunda-feira, 2 de abril de 2012

NAF

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF/IESA retornou às atividades na quinta-feira, dia 1º de março. O NAF atende, com suporte e orientações contábeis, microempreendedores e empresas do Terceiro Setor.

Entre as atividades que são realizadas estão a assessoria na elaboração das Declarações do Imposto de Renda - Pessoa Jurídica e Pessoa Física, orientação na escrituração do Livro Caixa, atendimento na regularização da situação fiscal e elaboração da contabilidade regular.

Outro destaque da atuação do NAF é junto aos atendidos será realização de um estudo de adequação do Estatuto Social das entidades.

Oportunidade para a prática
Em grupos supervisionados, os alunos do 7º semestre do Curso de Ciências Contábeis realizam estágio supervisionado. Eles estão organizados em duplas e atuam nas diversas áreas do conhecimento contábil. No primeiro semestre de 2012 será um total de 120 horas de atividades práticas, e serão atendidas três associações do Terceiro Setor e dois Microempreendedores individuais.

Atendimento
O NAF está recebendo novos clientes e atende no segundo andar do Prédio 2, nas quintas e sextas-feiras, das 16h às 22h30min. Mais informações pelo fone 3313 1922.

Assessoria ao 3º Setor

Em 2011 os cursos Ciências Contábeis e Administração do Instituto, realizaram parceria com a Unimed, para o desenvolvimento do Projeto Social de Assessoria a Empresas do Terceiro Setor.

Com apoio de estudantes e professores, a atividade promove a coleta de notas fiscais, que são depositadas nas urnas disponíveis no Instituto. O montante das notas é digitado pelos colaboradores da UNIMED Missões, através do Programa A Nota é Minha, do Governo do Estado, beneficiando o Centro de Formação São José - Lar da Menina.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Prof. Zélia Maria Mirek, o projeto iniciou-se em 2009 com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições das instituições do Terceiro Setor. “Contribuímos através de processo continuado de assessoria e consultoria organizacional e com o trabalho multidisciplinar e voluntário dos nossos acadêmicos”. Segundo a coordenadora, o projeto também busca inserir os estudantes dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, no estudo da gestão econômica e financeira de instituições assistenciais, desenvolvendo as organizações denominadas de “Terceiro Setor”, aquelas que não são mantidas pelo poder público ou pela iniciativa privada, contribuindo para elevar o bem estar e a qualidade de vida dos seus atendidos.

Através de iniciativas como essas, a Instituição, através de seus acadêmicos e professores e com apoio da Direção, assume o compromisso com a sua comunidade, sendo protagonista no processo de desenvolvimento humano, explorando e levando à prática novas estratégias, destinadas a construir uma sociedade mais justa e participativa através do voluntariado e da cooperação que, além de encontrar soluções a demandas sociais, enriquece as experiências de cada acadêmico.

A parceria realizada com a Unimed Missões e a participação voluntária funcionários da empresa, resultou em uma maior pontuação e uma arrecadação de valores significativos para o Lar da Menina.

Em setembro do mesmo ano, o projeto contou com a participação do curso de Biomedicina, que realizou a Gincana do Biomédico, arrecadando 33 mil notas fiscais, que foram auditadas pelos alunos do 8º Período de Ciências Contábeis. Estas notas foram distribuídas entre três entidades beneficiadas pelo projeto, sendo elas: Centro Espírita Seara do Mestre, Centro de Formação São José e a Associação dos Deficientes Físicos - Adecel.
No dia 24 de março, acadêmicos do IESA participaram de uma oficina de produção de artigos. Sem custo para os participantes, o evento teve como contrapartida a doação de chocolates para uma ação solidária.

A Oficina do Artigo teve como objetivos promover a prática textual acadêmica, propiciar espaços de reflexão sobre a importância da prática da escrita na formação profissional, desenvolver estudos sobre a elaboração de artigos científicos, observando normas de escrita e metodológicas. A oficina, que contou com a presença de mais de 40 estudantes, de diferentes cursos, foi organizada pelo curso de Ciências Contábeis, através das professoras Marise Schadeck, Juliane Colpo e Roseléia Schneider.

Para caracterizar a ação solidária, os acadêmicos participantes doaram uma caixa de bombom para as crianças do Centro de Apoio, que foi representado pela coordenadora Profa. Rosane Severo.

Pequenos gestos, grandes resultados

Pequenos gestos, grandes resultados.
“Solidariedade indica o compromisso estabelecido entre as pessoas para a cooperação mútua e são nas pequenas atitudes do dia-a-dia que temos a oportunidade efetiva de exercê-la.”
O IESA com este intuito solidário e em conjunto com os calouros de Ciências Contábeis 2012, sensibilizados com grupos e comunidades que apoiam pessoas menos favorecidas e que estão as margens da sociedade, elaborou como Trote Solidário a arrecadação de alimentos não perecíveis, brinquedos e livros.
Na tarde do dia 29 de fevereiro fez-se a entrega destes alimentos para o Centro de Recuperação- Comunidade de Apoio Leão de Judá, que oferece atendimento a dependentes químicos e moradores de rua, sem custos. Esta entidade abriga hoje 25 pessoas e tem seu sustento garantido através de doações da comunidade.
A voluntária Sheron Anchieta e o instrutor André Gatiboni estiveram no IESA para o recebimento dos alimentos. Os representantes do centro de recuperação Leão de Judá ressaltaram a importância de ações deste tipo e o quanto são bem-vindas ações da comunidade. Na ocasião, os alimentos foram entregues pela coordenadora do Curso de Ciências Contábeis Zélia Maria Mirek, pela professora Marise Schadeck, que coordenou a arrecadação e pela acadêmica Aline da Silva Bedin.
Interessados em fazer doações podem entrar em contato com André Gatiboni pelo fone 8140 4071.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DIRETÓRIO INTEGRADO

O Diretório Integrado tem por objetivo principal a representação dos alunos de todos os cursos perante a instituição. Deste modo somos também agentes de integração entre alunos e cursos, fornecendo impressões, cópias e auxiliando no que for necessário. Podemos levar suas sugestões avante e também reclamações referindo-se a assuntos de âmbito universitário.
Suas funções são diversas, algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, colaboração em simpósios e semanas acadêmicas e festivais diversos, entre outros.
Os diretórios acadêmicos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis.
A relação que o diretório acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.
Há outras formas de organização de entidades estudantis nas universidades, sendo as principais o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Diretório Acadêmico e o Grêmio estudantil.
Essas estruturas e nomenclaturas correspondem à época em que foram fundadas as entidades e aos objetivos do momento de sua fundação. Basicamente se for, por fundação, uma Faculdade originalmente, ter-se-á um Diretório Acadêmico, enquanto um curso de uma Universidade terá um Centro Acadêmico. Ambos não têm diferenças de atribuições.
Carine Abreu- Acadêmica de Ciências Contábeis IESA

PORTAL DO TRABALHO

Ingressar no mercado de trabalho, nos dias atuais, é sumamente difícil e complicado. As empresas em geral, buscam profissionais com experiência e um vasto currículo. Exige-se, muitas vezes, que o postulante à vaga tenha conhecimento alto e específico ao cargo. Além disso, há uma grande dificuldade na divulgação de vagas para acadêmicos egressos ou não.
Para facilitar a inserção laboral, o curso de Ciências Contábies do IESA desenvolveu o Portal do Trabalho que visa criar um dispositivo de orientação e apoio para os alunos, bem como egressos, servindo como um sistema de informação e ponte entre empresas da cidade e região a interessados em ingressar no mercado de trabalho, auxiliando-os na elaboração de currículos, oferecendo-lhes dicas para entrevistas de trabalhos e novas competências e exigências profissionais através de processos de aprendizagens efetuados em sala de aula.
Envie currículo para portaldotrabalho@iesanet.com.br