terça-feira, 26 de outubro de 2010

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo

O empreendedorismo começou a ganhar força no Brasil somente a partir da década de 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).
A entrada de alguns produtos importados ajudou a controlar os preços, e com isso o país voltaria a crescer, mas não foi bem isso que aconteceu. Os produtos trouxeram certos problemas para a economia brasileira que não conseguia competir com produtos importados. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar e se modificar para com isso poder competir com os produtos importados e voltar a crescer. A economia voltou a crescer logo que o governo iniciou uma série de reformas, para controlar a inflação e ajustar a economia, em pouco tempo o país ganho estabilidade e a partir disso a economia voltou a crescer. Logo após começou a surgir novos postos de trabalho, investidores de outros países voltaram a aplicar seu dinheiro aqui no Brasil e as exportações começaram a estabilizar-se. Com o passar dos anos as micro e pequenas empresas estão ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira.
O Brasil possui um nível relativamente alto de atividade empreendedora: a cada 100 adultos, 14,2 são empreendedores, colocando-o em quinto lugar do mundo. Mulheres brasileiras são bastante empreendedoras: a produção é de 38%; A intervenção governamental possui duas facetas: tem diminuído, mas ainda se manifesta como um fardo burocrático ( BRITTO; WEBER, 2003, p.20 e 21).
O sucesso nos negócios depende principalmente dos nossos próprios comportamentos, características e atitudes. Para ser um bom empreendedor é preciso ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que você faz.









MAIRA SILVESTRINI- ACADÊMICA DE CCONTÁBEIS -IESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário