quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AUDITORIA INTERNA

A AUDITORIA INTERNA.

A auditoria interna tem o objeto de avaliar os controles internos da empresa ela ocorre quando a verificação dos fatos é realizada por um funcionário da empresa então quando tem um vinculo com a empresa contratante, por este motivo o funcionário tem acesso e pode interferir em qualquer setor da empresa.

A auditoria tem que ser algo muito seguro, pois como fazer as escolhas certas e adequada se as informações passadas pelo auditor não forem seguras, então a verificação dos demonstrativos tem que ser feito com muita responsabilidade e ética, para que na hora de tomada de decisão a escolha seja certa.

“A vantagem da auditoria interna é a existência, dentro da própria organização de um departamento que exerce permanente controle-prévio concomitante e consequente-de todos os atos da administração. Os componentes desse departamento auditores, assistentes e auxiliares devem exercer sua função com absoluta independência, e devem ter liberdade e acesso a qualquer dos departamentos da empresa, para fazer verificações, exames, levantamentos, e pedir informações e dados para suas conclusões. (FRANCO e MARRA 2001 pg.219)

Pelo fato de permanecerem em tempo integral na empresa, os auditores internos podem programar uma auditoria geral e contínua, com revisão integral de todos os registros contábeis e verificações periódicas das existências físicas – estoques títulos dinheiros, ativos fixo etc. (FRANCO e MARRA, 2001, p.219).

Como vimos no trecho acima a uma grande vantagem por vários aspectos apresentados, então é de suma importância o controle interno ser correto e preciso para que na hora de prestar contas o resultado seja positivo. Mas como nem tudo tem só vantagem vai ver as desvantagens.

“A desvantagem da auditoria interna é o risco de que os funcionários do departamento de auditoria sejam envolvidos pela rotina do trabalho e só examinem aquilo que lhe é oferecido para exame. Além disso, os laços de amizade e o coleguismo que podem advir entre funcionários desse departamento e dos demais setores da empresa poderão provocar um arrefecimento no rigor dos controles e na fiscalização dos serviços. Essa situação poderá gerar desvirtuamento da função e contribuir para a perda de força moral que os auditores internos devem ter em relação a todos os demais elementos que atuam na empresa, inclusive aos administradores.” (FRANCO e MARRA, 2001p. 219).

Como o auditor interno tem total liberdade para a execução dos seus serviços sempre tentando buscar melhores resultados, isso faz com que o funcionário utilizando de fraudes para ter benefícios para si mesmo, assim vai do profissional ético porque a tentação de resolver seus problemas financeiros são muitos.

Então enfim um controle interno eficiente e permanente permite que quando ocorra fraude na empresa isso possa ser detectada pelo auditor, por isso que o auditor interno pode trabalhar em conjunto com o auditor externo.

Paola Alves- Acadêmica de Ciências Contábeis- IESA
Mauricio-Acadêmico de Ciências Contábeis- IESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário