quarta-feira, 30 de março de 2011

Contabilidade: o motivo de uma escolha

Já faz algum tempo que venho trabalhando com números, para dizer a verdade eu sempre gostei e disciplinas que envolvessem cálculos. No começo eu pensava em cursar matemática e ser professor, porém o tempo foi passando e minha opinião mudou juntamente comigo, após concluir o Ensino Médio eu não sabia bem o que fazer, então descobri o curso de Técnico em Contabilidade ministrado na Escola Técnica Estadual Entre- Ijuís e resolvi dar uma olhada mais de perto, resultado, dois anos de estudo e aprendizado dos principais fundamentos e práticas contábeis.
Devo muito ao professor do curso técnico pela maneira como explicava a matéria, como nos transmitia seu conhecimento, foi por ver na contabilidade uma ciência social e prática que me interessei por ela. No ano de 2009 alguns alunos da escola técnica compareceram ao X Simpósio de Contabilidade do IESA, e eu estava com eles, após as palestras eu me senti mais motivado a estudar contabilidade não apenas para ganhar dinheiro, mas também pelo prazer de me sentir útil fazendo algo que gosto, trabalhar com números.
No ano passado novamente viemos assistir ao Simpósio e, assim como no anterior, foram abordados assuntos interessantes da atualidade que são de extrema relevância ao profissional contábil, então não tive dúvidas, prestaria vestibular para contabilidade, mas não sabia ainda ao certo em que instituição, optei pelo IESA no dia em que pessoas ligadas a instituição foram até nossa escola e nos informaram sobre o vestibular de verão.
Naquele dia quando entrei nas dependências da referida academia para prestar a prova do vestibular não tinha muita certeza se conseguiria passar, mas de uma coisa eu sabia, Deus jamais faz algo que não seja para o nosso bem, ao terminar a prova fui até a casa da minha tia onde havia passado a noite e já conferi minha prova pelo gabarito oficial divulgado através do rádio e vi que não havia feito uma prova ruim, mas poderia ter sido melhor, pensei eu, porém quando vi meu nome na lista dos aprovados fiquei muito feliz e pensei de novo em Deus que jamais me permitiria chegar ate aqui se não pudesse me manter.
É por isso que estou no IESA, para deixar a minha marca e construir uma base sólida de conhecimento para conseguir trabalhar em prol dos valores da sociedade. O mais interessante e talvez incrível de tudo isso foi que ao sair do X Simpósio de Contabilidade eu e uma colega do curso técnico comentamos que gostaríamos de cursar Ciências Contábeis no IESA, hoje eu estou na turma 1 do 1° semestre e minha colega Lídia está na turma 2, bem ali em frente a minha sala. Deus existe e manda um conselho a quem ler o presente texto, “para tudo debaixo do céu há o tempo e o modo” (Eclesiastes 3, 1).

Vinicios Carvalho dos Reis
Acadêmico do 1º semestre de Ciências Contábeis do IESA

3 comentários:

  1. Parabéns Vinicios! Profissionais como você engrandecem a Sociedade em geral e a Contabilidade em particular. Tenha certeza que você foi conduzido para uma excelente escolha em sua vida.
    Prof. Tania Tybusch
    CNEC/IESA Santo Ângelo

    ResponderExcluir
  2. Zélia diz:
    A escolha da profissão é um dos maiores desafios. Tão logo tenho realizado a opção, é preciso estar atento às inovações, conhecer áreas afins, ter visão estratégica, estar disposto a mudar sempre. No oficio Contábil, é preciso amar a profissão para exercê-la com cidadania e ética. Você, Vinicius e sua colega Lídia, com certeza fizeram a melhor escolha. Pois as perspectivas atuais para o mercado de trabalho do Contador são excelentes. Um bom Contador nunca estará desempregado, quanto maior o conhecimento acumulado, maior será a disputa pelo seu “passe”. Outro fator determinante são as diversas especializações, mais de 30 nas quais o Contador poderá atuar.

    Parabéns pela escolha, Vinícius.

    Zélia Maria Mirek

    Coord. Ciências Contábeis.

    CNEC/IESA Santo Angelo/RS

    ResponderExcluir
  3. Vinicios diz:
    Obrigado pelos comentários e dicas! Me sinto até mais motivado em saber que há pessoas que incentivam nossa promissora profissão.

    ResponderExcluir