quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM: LENDO E ESCREVENDO: O BLOG DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

É um fato inegável que a aprendizagem está estreitamente relacionada com a
linguagem oral e escrita. No entanto, vários estudos que iluminam alguns dos
problemas associados com o fracasso dos alunos em sua passagem pela educação universitária, assinalam que os usos da língua, especialmente, a escrita, nas diferentes
áreas curriculares foram concebidos de maneira estreita. Quer dizer, não se abordam em forma sistemática as tarefas de leitura e escrita a fim de que os alunos conheçam quais são as estratégias que devem usar para compreender e produzir competentemente diferentes tipos de textos.

Uma possibilidade de fazer frente a esta problemática é que os professores de todas as áreas proponham atividades, dentro da temática de sua especialidade, que
envolva a tarefa de ler e escrever. Mas, para isso os mesmos docentes devem ter
uma concepção clara de quais são as estratégias a aplicar para compreender e produzir um bom escrito e quais, as pautas de avaliação que devem ser adotadas. Isso requer a análise da situação vigente nas instituições educativas e, de acordo
com isto, a proposta de uma metodologia que permita gerar respostas eficazes.

É importante que se explicite sobre a temática, pois é através da leitura e a escritura que os estudantes se aproximam aos conteúdos de cada matéria, os interpretam, os assimilam e se incorporam aos problemas específicos do campo de cada disciplina.

Ler e escrever no ensino superior constitui um valioso aporte para todos os que tentam favorecer a aprendizagem dos estudantes e aumentar sua participação em aula, e apresentar um modelo de ensino cujo propósito é promover o domínio dos conceitos das disciplinas através de propiciar sua leitura e escrita.

Com base no exposto, este blog tem como proposta promover a leitura de alguns textos e posterior escrita de artigos e ensaios relacionados à Ciências Contábeis mais especificamente à Gestão de Pessoas. Busca auxiliar o aluno, de uma forma simplificada, a inserir-se em pesquisa, em investigação acadêmica, bem como, ensinar a lidar com ferramentas que possibilitem a escrita, leitura e seu crescimento profissional. Objetiva conhecer melhor a cada aluno, seus anseios e expectativas diante do curso superior que escolheram. E, por fim , e não menos importante, almeja mostrar aos acadêmicos que ler e escrever são, justamente, ferramentas com as quais alguém se apropria de um conhecimento.

Dessa maneira, o objetivo posterior à leitura e escrita de textos, é a apresentação dos mesmos no Blog de Ciências Contábeis, espaço esse virtual, onde será postada a produção textual dos alunos.


Marise Schadeck- professora do curso de Ciências Contábeis IESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário