quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Perfil e atribuições do contador moderno

Perfil e atribuições do contador moderno

A concepção da profissão de contador vem sofrendo mudanças ao longo dos tempos. Esse profissional desempenha um papel de extrema importância de uma empresa, suas atribuições vão além dos simples encargos da contabilidade. Também, levando-se em conta a competitividade, o mercado de trabalho passou a exigir um novo perfil de contador para corresponder a essas exigências, um profissional com várias funções e também com muitas características.
Um contador tem posição diferenciada em uma empresa. Cabe a ele orientar o administrador com precisão, competência e criatividade na tomada de decisões, visando a forma mais rentável de investimento. O novo perfil do contador moderno é o de um homem de valor que precisa acumular muitos conhecimentos, mas que tem um mercado de trabalho garantido.
No mundo de hoje não se admite mais empresas trabalhando sem a utilização da tecnologia avançada. Assim, se faz necessário uma mudança de perfil do contador desse século. O contador qualificado deve possuir espírito empreendedor, ter domínio em informática e em comunicação. A criatividade, disposição, capacidade de inovar, criar e a competência certamente fazem a diferença para o sucesso.
Pode-se afirmar que as mudanças sofridas junto ao conceito do profissional de contabilidade são evidentes. Assim, além de exercer atribuições próprias de sua área, o contador do século XXI precisa ter um perfil de um profissional com alto grau de conhecimento e domínio das novas tecnologias, pois além de contador ele se torna também um administrador. Enfim, precisa estar disposto a enfrentar com criatividade os desafios que aparecerão em sua competitiva carreira e saber lidar com imprevistos que surgirão dentro da organização.


Daniel Weber Gomes- Acadêmico de Ciências Contábeis- IESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário