sexta-feira, 17 de setembro de 2010

OS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

OS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

Hoje em dia podemos considerar que a área de Gestão de Pessoas constitui uma das mais importantes para as empresas, pois, esse setor abrange tudo o que diz respeito aos colaboradores da empresa, que já são considerados parceiros da entidade, atuando no seu continuo crescimento. Para que tudo isso seja possível uma boa análise de gestão de pessoas é fundamental.
Apresentaremos neste capítulo os principais processos que envolvem a
área de Gestão de Pessoas .
2.1 Agregar pessoas - recrutamento e seleção de pessoas

Conforme Caxito (2008, p. 17):
“Recrutar é reunir, convocar, analisar pessoas para determinado fim. É arrebanhar ou reunir elementos para uma comunidade, grupo social, partido ou movimentos. A área de recrutamento de uma empresa faz exatamente isso: reúne, convoca, alista pessoas para um determinado cargo ou função a ser desenvolvida pela organização.”
Analisando tal conceito, pode-se referir ao recrutamento como toda a parte que envolve a convocação de pessoas para o exercício de determinada função na empresa.
Ainda para Caxito (2008, p.39): “Selecionar é escolher o melhor candidato para o Cargo. É por meio da seleção que a organização elege, dentre os candidatos recrutados, a pessoas que melhor alcança os critérios de seleção para a vaga disponível”.

A seleção é o momento em que o candidato passa a fazer parte da empresa. Tem como base o confronto das necessidades e requisitos de determinado cargo com o que o candidato oferece ou pode oferecer para a empresa.

2.2 Aplicar pessoas
Segundo Caxito (2008, p.10)
“O segundo grande processo é o de aplicar pessoas, ou seja, de incorporá-las à empresa, tanto no aspecto da socialização do funcionário quanto em relação ao desempenho de sua função. Nesse processo, os profissionais da área de RH são os responsáveis pelo desempenho dos cargos, definição dos perfis e competências adequadas a cada função.”

Este processo abrange toda a parte de adaptação do funcionário à empresa. Também pode ser entendida como a tarefa de introdução dos costumes, históricos e regras da empresa ao funcionário. Abrange também, a avaliação do desempenho inicial do funcionário, tal avaliação de fundamental importância para o terceiro processo.

2.3 Recompensar pessoas
“Remuneração é o processo que envolve todas as formas de pagamento dos funcionários e recompensas decorrentes de seu desempenho.” (CAXITO, 2008, p. 10).
De acordo com o conceito acima mencionado remunerar é uma forma de recompensar o funcionário pelos serviços prestados à empresa. Envolve todas as formas de recompensas, como benefícios, incentivos e o salário.
Conforme cita Gil (2009) as empresas hoje, procuram as melhores formas para recompensar seus funcionários justamente. Essas táticas envolvem critérios como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade.
2.4 Desenvolver pessoas
Segundo Caxito (2008, p. 11):
“Este processo é responsável pelo treinamento e desenvolvimento, tanto das pessoas como da organização. Deve estar intimamente ligado à estratégia da empresa, a qual só poderá atingir seus objetivos de longo prazo se incentivar o desenvolvimento das competências corretas em casa um de seus funcionários. Podemos definir competência como uma habilidade par agir de forma consciente e responsável. Ser competente é integrar, transferir conhecimentos e recursos que agreguem valor à organização e o individuo.”

Tudo o que se refere ao que complementa a atividade realizada pelo funcionário faz parte do desenvolvimento do mesmo. Os conhecimentos que ele já possui e a detalhada analise dos conhecimentos que poderá vir a adquirir através de treinamentos constituem o principal foco deste processo.

2.5 Manter pessoas
“O quinto processo da área de RH é o de manter pessoas e se liga a aspectos disciplinares, de higiene, de saúde, segurança e qualidade de vida na empresa (CAXITO, 2008, p. 11)”.
Este processo tem como base os regulamentos da empresa, que devem ser seguidos pelos funcionários. Abrange também a parte administrativa, como decisões importantes à organização da entidade.
2.6 Monitorar pessoas
Reúne todos os processos desenvolvidos até o momento. Esta etapa consiste em apenas seguir prestando auxilio ao funcionário, verificar seu andamento dentro da empresa, sempre almejando seu crescente desenvolvimento dentro da entidade.


Luciana Rener -Acadêmica de Ciências Contábeis - IESA
Magda O. da Rosa Antunes -Acadêmica de Ciências Contábeis - IESA
Michelle Louise F. da Luz -Acadêmica de Ciências Contábeis - IESA

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