quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A CONTABILIDADE AMBIENTAL

A CONTABILIDADE AMBIENTAL



Ultimamente a preservação da natureza se tornou, não só, preocupação de ecologistas, da sociedade, do empresário, mas também de alguns governos de países desenvolvidos e em desenvolvimento e se tornou uma questão de preocupação mundial. Cada vez mais as empresas estão se preocupando com o meio ambiente e querendo assim, crescer, evoluir, porém de forma menos prejudicial.
A conscientização de que os recursos naturais têm um término está crescendo, com isso, a conscientização mundial caminha para um consenso em torno de um assentimento a um novo estilo de desenvolvimento que deve condizer o desenvolvimento econômico com preservação do ambiente. A combinação desses elementos só vai funcionar se houver um esforço conjunto para bem estar global do futuro.

Neste sentido Ribeiro & Martins dizem:

[...] que as demonstrações contábeis podem ser o canal adequado para tais evidencias. A adição das informações de natureza ambiental viria a enriquecer tais demonstrações, como também permitiria aos usuários melhores condições de acesso à informação para avaliar a grandeza dos investimentos ambientais (1998; p.5).

Portanto, a participação da contabilidade é de fundamental importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, ajudando o empresário a aplicar em sua empresa a variável ambiental, não somente para constar na legislação e sim por uma verdadeira conscientização ecológica.

A contabilidade ambiental tem como finalidade contabilizar os benefícios e prejuízos que o desenvolvimento de um produto, ou serviço, pode trazer ao meio ambiente, conseqüentemente o contador ambientalista tem como função planejar ações para desenvolver um projeto ao qual a empresa devera seguir visando sempre o bem estar da empresa e também do meio ambiente.

Para Maior:

[...] a idéia de fazer uma contabilidade ambiental dentro das empresas, veio com a crise de 1974, e a conscientização aumento quando o Clube de Roma, um grupo de cientistas, preocupados em estudar o futuro do mundo, divulgou um relatório chamado “Limites de Crescimento”, que mostrava que continuasse não existindo uma preocupação com o ambiente, o mundo entraria em estado de emergência mais rápido do que imaginava. (2001, p.1).

Assim surge a contabilidade ambiental, uma maneira de amenizar o agravamento dos problemas relacionados ao meio ambiente, tentando de uma forma ou de outra equilibrar a atividade econômica com a exploração dos recursos naturais.

Janaína Ramos Acadêmica de Ciências Contábeis-IESA
Taís Diel Acadêmica de Ciências Contábeis-IESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário