quarta-feira, 15 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Uma das tarefas mais importantes da educação financeira é o acompanhamento de gastos. Que consiste em anotar todo o dinheiro recebido e todo o dinheiro gasto. A partir do controle financeiro é possível determinar se as contas estão deficitárias ou superavitárias.

Para Ricardo Humberto Rocha (2003), co-autor do livro Esticando a Mesada, saber lidar com as questões econômicas pessoais é fundamental, pois só assim a pessoa pode, entre outras ações, ampliar seu capital em um determinado prazo, acabar com todas as dívidas que eventualmente tenha, além de buscar novas oportunidades profissionais.

A forma mais tradicional de acompanhamento de gastos é a anotação em papel de todos os eventos. Pois assim, se pode relembrar quais eventos estão consumindo maior quantidade de dinheiro, e que muito provavelmente requer uma ação de controle. Atualmente existem ferramentas, gratuitas e pagas, para auxiliar no controle das despesas.

De acordo com Mauro Pereira:

Quem deseja se reeducar financeiramente necessita de algumas características e se não as tem deve procurar desenvolvê-las. É preciso bom senso, responsabilidade, investimento em educação entre outros requisitos. Raras são as que, por exemplo, projetam custos como os que envolvem a educação dos filhos, do nascimento até a conclusão da universidade é uma quantia paga todo mês, sem ter noção do quanto se investiu ao longo dos anos.

Assim, é necessário no mundo moderno desenvolver alguns conhecimentos específicos sobre finanças, como o conhecimento do valor do dinheiro, o respeito à moeda, algo que também inclui cidadania e a percepção quanto aos prazos de espera do dinheiro. Há de se estabelecer objetivos, não apenas para gastar, comprar, adquirir, mas também poupar, planejar e utilizar as economias de forma plenamente adequada.

O controle na parte de finanças está intimamente ligado à qualidade de vida e as pessoas que não tem controle sobre seus gastos possuem sérios problemas de saúde e relacionamento. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre a importância das finanças pessoais, motivando o planejamento e o controle do orçamento doméstico.

Para Bieger e Zan: “A qualidade de está intimamente relacionada com a capacidade de controle da vida financeira, para tanto, propomos um controle das receitas e despesas de um lar, para um determinado período (semana, mensal, anual).”

A reeducação financeira controla os seus gastos, equilibra receitas e despesas explicando o funcionamento das planilhas de controle.

Maitê Ianiski- Acadêmica de Ciências Contábeis- IESA
Michelly Possa Ostwald- Acadêmica de Ciências Contábeis- IESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário