segunda-feira, 4 de abril de 2011

ÁGUA: UM BEM PRECIOSO

João Antunes.

A água que é demanda universal e tem valor econômico, estratégico e social, devido ao mau uso gerado pela ação humana, vem sendo contaminada pela existência de minerais indesejáveis que podem ocorrer como, por exemplo: alumínio, mercúrio, cromo, estanho, etc. São também nocivos os metais pesados, óleos, pesticidas, herbicidas, lixos, esgotos, carboidratos, gorduras, aminoácidos, uréias, e fenóis. Há várias doenças relacionadas com a ingestão da água contaminada: cólera, hepatite infecciosa, salmonelose, paralisia infantil, disenteria bacilar, gastroenterite, etc. Por contato com água contaminada pode aparecer: verminoses, tracoma, escabioses, esquistossomose. Por meio de insetos que se desenvolvem na água: dengue, febre-amarela, malária.
Nas cidades a água é contaminada por esgotos, monóxido de carbono, poluição, derivados de petróleo e bactérias. A agricultura contamina a água com fertilizantes, inseticidas, fungicidas, herbicidas que são carregados pela chuva ou infiltradas no solo contaminando os subterrâneos o os lençóis freáticos. A indústria também contamina a água através do despejo nos rios e lagos com desinfetantes, solventes, metais pesados, derivados de petróleo e tantos outros produtos nocivos.
Quantidades imensas de resíduos e entulhos, todos os dias, são jogadas indiscriminadamente à margem dos rios e é sabido que muitos dos leitos hospitalares são ocupados por pessoas contaminadas pela água.
Sobre a água no planeta sabe-se que 2/3 é composto por ela. Os pólos são cobertos por gigantescas camadas de água sólida. 97,5 % da água disponível na Terra é salgada e está nos oceanos e mares. 2,493% é doce, mas encontra-se em geleiras e regiões subterrâneas (aqüíferos) de difícil acesso. Estima-se que somente 0,007% da água doce encontramos nos rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso para o consumo humano.
Há regiões no globo terrestre aonde há deficiência de água: Saara e mais onze países da África, Arábia e mais dez países do Oriente Médio, Gobi, Atacama (Chile), além da China, Índia, México,Tailândia, EUA e Hungria, etc.
A situação da água no Brasil é a seguinte: o nosso país detém 11,6% da água doce superficial do planeta. Os 70% da água disponível para uso estão localizadas na Região Amazônica. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente no país para atender 93% da população. Na região sul do Brasil, os recursos hídricos somam 6,5% para uma área territorial de 6,8% do país, uma população 15,05% de humana e a área da bacia hidrográfica do Rio Uruguai abrange 2,1% em espaço territorial.
Uma torneira gotejando pode desperdiçar até 50 litros por dia o que resulta em mais de um metro cúbico por mês. Um filete de 4,5 milímetros pode desperdiçar 15 metros cúbicos por mês. Se mal distribuída vamos ter uma falta crônica deste precioso líquido já nas décadas vindouras.
O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pela qual a água, quando for tratada, poderá ser reutilizada para o mesmo ou outro fim. A água reutilizada pode afugentar o problema da seca. Pode-se fazer o reuso da chamada “água cinzenta” que é a água do banho para a descarga de latrinas onde desta ação pode-se ter grande economia. Também como forma de economia pode ser trocado o volume de água nas caixas dos vasos sanitários, redução da pressão dos chuveiros e reaproveitamento através de um sistema racional para armazenar a água pluvial, adoção de cisternas para retenção e reutilização da água pluvial.
Diante desta realidade assustadora, urge que repensemos o quadro que está aí, que se tenham mais ações governamentais e participação coletiva numa sinergia que envolva legislação, orçamento e gestão, mas tudo isto não adianta se não houver, de fato, uma tomada de consciência através da mudança comportamental das pessoas. Não esqueçamos: a água é um bem precioso e cuidá-la é nossa responsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário